Como funciona o começo na prática?
- helenesperandio
- 1 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 3 de out. de 2024
Os efeitos de uma análise já começam agora, na procura por alguém que você escolhe pra trilhar com você e direcionar o tratamento, se alguma coisa que você vê aqui lhe faz sentido, você pode entrar em contato comigo, esse é o primeiro passo. Vou lhe retornar e vamos agendar uma primeira conversa e combinar a plataforma que iremos utilizar, como chamada do Whatsapp ou google meet, por exemplo.
No dia e horário marcado você vai me ligar pela plataforma e eu estarei aqui para lhe atender. Nessa primeira ou nas primeiras conversas, nós vamos combinar os valores das sessões e o funcionamento. É importante marcar que o tratamento depende de assiduidade, ou seja, o comparecimento nas sessões na frequência que combinaremos juntas, sendo uma vez por semana o mínimo exigido. O tempo de duração de cada sessão é de 45 minutos.
A medida que vamos tendo nossos primeiros encontros você vai me contando o motivo da procura ou o que tiver vontade de dizer, é o seu espaço para dizer o que lhe vem à mente, se escutar, sem precisar se preocupar com julgamentos.
O método que utilizo é o método da associação livre, criado por Sigmund Freud. É bem simples, você diz o que lhe vem à mente. Mas não se preocupe, pois vou lhe auxiliar nesse processo, direcionando o tratamento. Para muitas pessoas pode parecer dificílimo falar o que vem à mente, sem filtrar e julgar o que diz. Tudo certo, cada um tem seu tempo de dizer.
Se quiser ficar em silêncio, também estarei lá para lhe acompanhar no seu silêncio.
Tem coisas que são difíceis mesmo de dizer, mas é para encontrar essas palavras que também vamos juntas, você não precisa passar por isso sozinha.